Em fevereiro deste ano (2022) foi divulgado um Relatório da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal chamando a atenção para a precariedade do atendimento nos abrigos da nossa Cidade.
Nessa linha o Zaki Narchi foi dividido em 3 serviços com as seguintes alternativas: CA Morvan Dias de Figueiredo, CA Margarinos Torres e CA Zulmira.
Especificamente sobre CA Margarinos, assim que tomei conhecimento da matéria por meio do Diário Oficial do Município de São Paulo, de 29 de junho corrente, e indícios quanto ao CA Zulmira, iniciei tratativas imediatas com a Secretaria Municipal de Assistência Social questionando a inviabilidade dos dois locais. Portanto, não é razoável que a Prefeitura instale um serviço público relevante, como um Centro de Acolhida, numa região estritamente residencial como a rua Margarinos Torres e a rua Zulmira, sem pactuar antes com a população do entorno e sem garantir uma retaguarda protetiva consistente e adequada para atender as reais necessidades da população que não tem trabalho e nem onde morar.
Atendendo aos anseios dos moradores dos locais que receberiam os dois serviços, fomos com uma comissão de moradores à Secretaria de Assistência Social solicitar a suspensão da instalação do CA da Margarinos Torres e reiterar nossa tratativa quanto ao CA inicialmente previsto para a Rua Zulmira.
Agora, após a articulação deste vereador, a Prefeitura procura outros locais no território de abrangência do CRAS Vila Maria para implantar os dois serviços. Locais que sejam socialmente mais adequados para garantir um atendimento de qualidade, capaz de promover à população de rua uma política pública que possibilite a essa gente sofrida reorganizar suas vidas com perspectivas de trabalho, assistência social e moradia dignas.
Vereador
Danilo do Posto de Saúde