Mês: novembro 2022

Família Aldeia celebra Consciência Negra

Família Aldeia celebra Consciência Negra

Família Aldeia celebra Consciência Negra

No domingo, 20 de novembro, realizou-se um bonito evento na rua Ribeiro Garcia, Vila Medeiros, em razão do Dia da Consciência Negra. A organização ficou por conta do grupo de amigos que se intitula “Família Aldeia”, que puderam contar com o apoio cultural do vereador Danilo do Posto de Saúde e de comerciantes e empresários da região.

A Consciência Negra faz a gente entender que um dia seres humanos foram sequestrados e retirados da África, atravessaram oceanos e mares, foram torturados, vendidos como mercadoria e escravizados. A Consciência Negra faz relembrar que, durante 388 anos, tempo que durou a escravidão, africanos escravizados e seus descendentes construíram sozinhos o país que se chama Brasil. 

O dia 20 de novembro é o dia do grito de negros e negras por igualdade. Celebramos o Dia da Consciência Negra para dizer a todos que somos contra o racismo estrutural que nos aprisiona, somos pela igualdade racial, somos contra a discriminação, os preconceitos e a exclusão social e econômica imposta a nós negros. Estamos aqui para abraçar a todos e lembrar do Quilombo de Palmares, homenagear o grande líder Zumbi dos Palmares e todos que foram marginalizados. Lembrem-se de nós negros! Somos também seres humanos e merecemos respeito!

O evento ressaltou a importância da reflexão sobre o tema e foi marcado pelo espírito colaborativo dos moradores da referida rua e de simpatizantes da luta antirracista, que a cada ano se dedicam com alegria para a celebração da data.

O autêntico samba de roda, batido na palma da mão e o som do Dj Magaiver, com um rico repertório da black music, foram os responsáveis pela festa que fez as mais de duzentas pessoas cantarem e dançarem até as dez da noite na rua, a céu aberto, em uma pura expressão de liberdade, neste domingo de reflexão e celebração. 

Grafite na Viela! A arte que faz dos muros sua tela

Grafite na Viela! A arte que faz dos muros sua tela

O grafite faz uma interessante intersecção entre os desenhos, as cores, os muros e as pessoas, traz junto de si uma série de lutas e manifestações artísticas típicas das paisagens urbanas, se tornando um poderoso instrumento político. 

A Viela que fica entre as rua Maraã e rua São Leotélio são importantes vias de mobilidade urbana para pedestres entre a Vila Ede e Vila Medeiros, ela corta caminhos em um bairro cheio de ruas íngremes, com poucas praças, áreas verdes, mas com uma população que se mobiliza para melhorar a sua qualidade de vida.

Essa ação do Grafite na Viela faz parte dessa organização dos moradores, que contaram com o apoio cultural da SAVIME, Sociedade Amigos de Vila Ede e Vila Medeiros e do mandato do vereador Danilo do Posto de Saúde.

Alopen Fest 8ª Edição, foi organizado pelo artista do grafite, Danilo de Jesus em conjunto com Vagner Galo e Leandro Nunes do mandato do vereador Danilo do Posto de Saúde. Participaram do evento grafiteiros da capital e do interior e o DJ Tonis, que fez a trilha musical durante todo o evento. Agradecimento especial ao grafiteiro Rodrigo Pelé que fez uma homenagem ao finado músico, MC Kevin, nascido e criado na Vila Ede.

A comunidade agradece o empenho desses artistas urbanos pelo belo trabalho realizado que ajuda a melhorar com arte a dura paisagem urbana dos bairros de Vila Ede e Vila Medeiros.

Segue os nomes dos artistas que compareceram ao evento: Nem; Snak; Ronah; Hesso; Pelé; Chivitz; Guetus; Borgo; Menos1; Chorao; Galone; Origi; Gamão; Casp2; Tufão; Crânio; Pow; Vitor Bless; Bizonho; Magoo Ilegal;Twosan; Lipe; Rek; Bart; Mer; Estranho; Guilherme Asthma; Mr. Peu.

II Expo Internacional Dia da Consciência Negra

II Expo Internacional Dia da Consciência Negra

 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) e da SPTURIS, promoveu  no Expo Center Norte, a II Expo Internacional Dia da Consciência Negra.

A II Expo Internacional Dia da Consciência Negra celebrará o Dia Nacional da Consciência Negra, que é comemorado no dia 20 de novembro, apresentando ao público 200 anos de luta dos negros no nosso país, a partir da independência. O recorte de informações nas exposições, debates e shows visa resgatar o protagonismo negro na luta pela abolição.

O Expo Center Norte abrigará ambientes tecnológicos e sensoriais. Palestrantes nacionais e internacionais trarão reflexões sobre o passado, o presente e o futuro, apontando e debatendo as raízes do racismo estrutural.

A II Expo é a parte da política pública “São Paulo, Farol de Combate ao Racismo Estrutural”, parceria da SMRI e da Secretaria Municipal de Educação (SME), e visa difundir a cultura negra e reafirmar a capital paulista como indutora do debate e das ações para promoção da igualdade racial, no país, e na América Latina.

A secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, destacou a importância da Expo para o combate ao racismo estrutural. “Temos um país com 55% da população de negros e de pardos, pessoas que não têm a mesma oportunidade que os brancos e, enquanto isso não for resolvido, não vamos virar uma verdadeira nação”, disse a secretária. “No evento, falaremos dos movimentos e das lideranças que foram esquecidas ou apagadas ao longo da história”, finalizou Marta Suplicy.

Desde sua primeira edição (2021), a Expo Internacional da Consciência Negra da Prefeitura traz debates sobre o resgate das tradições africanas na religião, na cultura, e contra o racismo na educação, no esporte, na saúde, no mundo do trabalho, entre outros temas. Na Expo deste ano, o evento também reúne grandes nomes, nacionais e internacionais, engajados na discussão do movimento negro no Brasil e fora dele, ligados ao debate e ações para a promoção da igualdade racial no país e no mundo. Todos irão discutir pautas negras, com foco em diversidade, igualdade racial, sociedade, cultura e economia.

Dentre os palestrantes das mesas principais, por exemplo, está a premiada escritora moçambicana Paulina Chiziane. Em 2021, ela venceu o prêmio Camões, um dos mais prestigiados da literatura. Estreou com o romance A balada de amor ao vento, em 1990, que lhe deu o título de primeira escritora do seu país. Além de Niketche, é autora de Ventos do Apocalipse, O sétimo juramento, O alegre canto da perdiz, entre outros.

Além dela, Carla Akotirene, militante, pesquisadora, autora e colunista no tema feminismo negro no Brasil, autora do livro “O que é interseccionalidade?” da Coleção Feminismos Plurais.

Lília Schwarcz, professora titular na USP e Global Scholar em Princeton, estará no debate na II Expo. Ela é autora de uma série de livros como: Retrato em branco e negro (prêmio APCA), O espetáculo das raças (prêmio APCA), As Barbas do Imperador (prêmio Jabuti), A Batalha do Avaí (prêmio ABL), O sol do Brasil (prêmio Jabuti), entre outros. Em 2019 lança a obra “Sobre o autoritarismo brasileiro”. É colunista do jornal Nexo e curadora adjunta para histórias do MASP.

Outro nome forte do evento é o de Itamar Vieira Junior, vencedor dos prêmios LeYa, Jabuti e Oceanos com o romance Torto Arado, que também estará na mesa de debates. Geógrafo e doutor em estudos étnicos e africanos pela UFBA, ele é autor de outros importantes livros: A oração do Carrasco e Doramar ou a odisseia: histórias.

Um dos mais destacados intelectuais negros contemporâneos – poeta, ficcionista, dramaturgo e ensaísta – Cuti também é um dos convidados deste ano para o maior evento sobre a Consciência Negra no Brasil. Cuti tem 23 livros de sua autoria e quatro em co-autoria, além de marcar presença com textos seus em dezenas de antologias e demais publicações coletivas, no país e no exterior. Militante da causa negra, Cuti é um dos fundadores e mantenedores da série Cadernos Negros, a qual dirigiu entre 1978 e 1993. É, também, um dos fundadores da ONG Quilombhoje Literatura.

O doutor em filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e coordenador do Grupo de Pesquisa Afroperspectivas, Saberes e Infâncias, Renato Noguera, também estará no evento. Com pesquisas nas áreas de educação (estudos das infâncias e com crianças) e filosofias africanas e indígenas, escreveu, dentre outros, Mulheres e deusas: Como as divindades e os mitos femininos formaram a mulher atual, Por que amamos?: O que os mitos e a filosofia têm a dizer sobre o amor e O ensino de filosofia e a Lei 10.639. Noguera também é dramaturgo e roteirista. Atuou como consultor da novela Pantanal (2022), da Rede Globo.

O esporte, de modo geral, tem sido alvo de inúmeras práticas racistas, dentro e fora do Brasil. Por isso, essa discussão não ficaria de fora do evento neste ano, já que acontece às vésperas da Copa do Mundo de 2022. Por esse motivo, teremos nomes como Lica Oliveira e o goleiro Mário Aranha, para o centro dos debates.

Confira, abaixo, a programação da II Expo Internacional Dia da Consciência Negra:

 

Programação

PALCO PRINCIPAL: ATRAÇÕES

18/11

13:30 – 14:30 Samba da Vela convida Anderson Tobias (Show)

19:00 – 20:00 Ao Cubo (Show)

21:00 – 22:00 Majur (Show)

Dia 19/11

13:30 – 14:30 Samba de Dandara (Show)

19:00 – 20:30 Black Mad e DJ Easy Nylon (Baile Nostalgia)

20:30 – 22:00 Fundo de Quintal (Show)

Dia 20/11

10:30 – 11:40 Dexter, Marcivan, Canuto (Painel de debate sobre População Carcerária)

15:00 – 16:00 Luciana Mello e Walmir Borges (Show)

17:00 – 18:00 Luedji Luna e Rincon Sapiência (Show)

19:00 – 20:00 Péricles (Show)

Painéis

18/11

Painel 1 – “SENTIDO DE LIBERDADE: INDEPENDÊNCIA, ABOLIÇÃO, QUILOMBISMO” Horário: das 10h30 às 11h30

Painel 2 – “PRODUÇÃO LITERÁRIA SOB CONTEXTO DA PÓS-ABOLIÇÃO”

Horário: das 13h00 às 14h00

Painel 3 – “BIOGRAFIAS NEGRAS: OS RETRATOS DO BRASIL”

Horário: das 14h20 às 15h20

Painel 4 – “MODERNISMOS E MODERNIDADES: OS LIMA BARRETO DE HOJE”

Horário: das 15h40 às 16h40

Painel 5 – “RACISMO NO ESPORTE: FUTEBOL E AFINS”

Horário: das 17h às 18h

 

19/11

Painel 1 – “PROCESSOS DE APAGAMENTOS: PRÁTICAS DO RACISMO DENTRO E FORA DO AMBIENTE CORPORATIVO”

Horário: das 10h30 às 11h30

Painel 2 – “SOBRE O AMOR: O QUE OS MITOS E A FILOSOFIA AFRICANA TÊM A NOS DIZER”

Horário: das 13h às 14h

Painel 3 – “HERDEIROS DE CANDACES: HISTÓRIAS, HERANÇAS E LITERATURAS”

Horário: das 14h20 às 15h20

Painel 4 – “A FILOSOFIA PELA ANCESTRALIDADE: HISTÓRIAS, LEGADOS”

Horário: das 15h40 às 16h40

Painel 5 – “SOBRE RACISMO E DESIGUALDADE ANTE OS MEDIDORES SOCIAIS”

Horário: das 17h às 18h

 

20/11

Painel Especial

“POPULAÇÃO CARCERÁRIA”

Horário: das 10h30 às 11h30

 

 

Serviço:

17 de novembro – abertura oficial

18 a 20 de novembro – aberta ao público

Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo-SP

Entrada gratuita

 

Fontes:

Secretaria Especial de Comunicação

II Expo Internacional da Consciência Negra – JBA Noticias

 

 

SALA DE MAMOGRAFIA NA UBS IZOLINA MAZZEI

SALA DE MAMOGRAFIA NA UBS IZOLINA MAZZEI

 

UBS Izolina Mazzei vai realizar 

44 exames de mamografia por dia

Fui conferir a nova sala de mamografia na UBS Izolina Mazzei feita com destinação de emenda parlamentar do nosso mandato, e que realizará em breve mais 40 exames de mamografia por dia 🙏🏻💪🏻👊🏻❤️

É o nosso mandato, cuidando das pessoas e priorizando a saúde em nossa região

 

Um trabalho que não para nunca, sempre buscando o benefício a população

plugins premium WordPress