Mês: dezembro 2023

Vila Ede comemora o Natal na rua junto da comunidade

Vila Ede comemora o Natal na rua junto da comunidade

Vila Ede comemora o Natal na rua junto da comunidade

O Natal é uma celebração da cristandade, onde se prega o amor ao próximo, esperança, solidariedade, paz, amor e alegria. Na noite do 25 de dezembro é comemorado o nascimento de Jesus Cristo. Que o espírito solidário esteja cada vez mais se dinamizando nas comunidades para contribuir efetivamente com as causas sociais.

Pensando nessa data tão especial e nos diversos desafios que atingem o dia a dia das pessoas, várias entidades da sociedade civil do bairro da Vila Ede, resolveram neste ano se unir e organizar um Natal único, oferecendo uma programação com atrações musicais, distribuição de cestas básicas e brinquedos, para levar a alegria e a magia do Natal para as famílias e pessoas em vulnerabilidade social e tornar essa época mais acolhedora. 

No domingo,17 de dezembro, as entidades em parceria com o mandato do vereador Danilo do Posto de Saúde e a Prefeitura da cidade de São Paulo organizaram a festividade natalina, fechando um trecho da avenida Ede, que recebeu uma grande estrutura de palco, luz e som para que a programação de Natal fosse realizada. A população foi convidada a compartilhar esse momento tão especial do ano, com seus familiares, amigos e vizinhos. O evento começou às 12h e se estendeu até o cair da noite, com a presença de mais de dez mil pessoas que entenderam o significado de participar de eventos de celebração e de solidariedade, tornando o Natal uma época de união e esperança em um futuro melhor com desenvolvimento e justiça social. 

BELAS DO BEM CORRER

BELAS DO BEM CORRER

BELAS DO BEM CORRER

As mulheres da zona norte assumem as corridas de rua como uma bandeira de luta social

As Belas é um grupo de mulheres do Jardim Guançã, que tem como principal motivação o cuidado com a saúde, bem-estar mental, integração social e ajudar as Instituições de caridade Cutic, a Casa da Tia Marli e o Lar dos Idosos. Uma vez por mês o grupo Belas do Bem Correr se reúnem em uma atividade física que é um treino de corrida, essa atividade também visa fazer um rateio de suprimentos que são entregues às instituições parceiras.

O grupo existe há seis anos sob a direção de Tatinha Bernardo e Dora Vítor, todos os anos o aniversário do Belas é comemorado no mês de julho na Praça Luiza de Marilac. 

No domingo, 17 de dezembro, as Belas organizaram, em parceria com o mandato do vereador Danilo do Posto de Saúde e o Parque do Trote, uma prova com trajeto de 5.600 metros na pista do Parque. Através da corrida, todas as mulheres são convidadas a fazer parte das atividades físicas e sobretudo dos cuidados com a saúde, e mostrar que qualquer uma pode fazer parte das atividades esportivas.

Às 7 horas da manhã de um domingo de muito sol e calor, foi montada uma estrutura de tendas e ambulância para primeiros socorros, além de um farto café da manhã solidário, com muita água, alegria e disposição para receberem as mulheres inscritas. 

Um total de 120 mulheres receberam o kit de camiseta e numeração, As participantes acostumadas a vários eventos de corridas, iniciaram as atividades com um obrigatório aquecimento para enfrentar o percurso sem problemas físicos.

 A corrida durou cerca de 1h20, mas, em menos de 50 minutos já tínhamos uma vencedora;  a atleta Maria Abadia foi a vencedora do circuito. Entretanto, todas as participantes foram vencedoras nesse dia, pelo esforço, dedicação e perseverança.

As corridas de rua no Brasil se democratizaram e passaram a atrair muitos adeptos, com a média de idade cada vez mais alta de seus participantes.  São muitos os motivos que levaram as pessoas a praticar corrida de rua. Para combater o sedentarismo, questões de saúde, estética, integração social, uma atividade esportiva que serve até como terapia. 

A participação das mulheres nos esportes no Brasil se expandiu nas últimas décadas de forma geral e a corrida de rua acompanhou. As corredoras recreativas estão em franco crescimento entre as que correm apenas para manter a forma ou por diversão.

O mandato do vereador Danilo tem como bandeira de luta a saúde e o esporte, por isso mesmo presta todo o apoio para as iniciativas organizadas que levam as mulheres a continuarem a exercer suas atividades físicas e esportivas, para garantir uma melhor qualidade de vida para todas.

PROJETO SE LIGA NOS 30

PROJETO SE LIGA NOS 30

PROJETO SE LIGA NOS 30

Encontro de Bambas da zona norte em uma grande roda de Samba Raiz

A Roda de Samba sempre fez parte das Vilas da Zona Norte e esta tradição está cada vez mais ganhando espaços nos nossos bairros. O mandato do vereador Danilo do Posto de Saúde, tem como uma das bandeiras de luta o resgate da cultura afro-brasileira através do Samba e de outras manifestações culturais. “O PROJETO SE LIGA NOS 30” recebeu total apoio do vereador Danilo; “Precisamos cada vez mais apoiar e dar voz a nossa cultura musical, incentivar e prestigiar nossos músicos que levam a alegria do Samba pra toda cidade”, disse o vereador Danilo.

O projeto SE LIGA NOS 30-ENCONTRO DE BAMBAS, nasceu no ano de 2023 na Vila Maria. Uma roda de samba tradicional de bambas, com cuíca, pandeiro, surdo e tantã, timba, banjo, cavaco e violão e vários músicos que se revezam e buscam enaltecer com releituras os grandes mestres do Samba de todos os tempos, sem preconceitos de geração.

 Cumprindo sua missão de fomentar a cultura afro-brasileira, lazer e entretenimento para o público, o verdadeiro samba raiz, uma vez por mês, reúne a família e amigos com aquela feijoada e o churrasquinho feito na hora, a cerveja gelada que não pode faltar nunca, além do espaço kids para as crianças se divertirem, tudo na medida certa. 

A ideia é reproduzir as rodas de sambas típicas das comunidades, com aquela energia e swing das ruas, esquinas e vielas e fundos de quintal, onde todos podem mostrar sua arte, cantando, dançando ou tocando algum instrumento.

PROJETO “SE LIGA NOS 30-ENCONTRO DE BAMBAS”

Local: Centro da Coroa

Endereço: Rua José Bernardo Pinto 1324 – Vila Guilherme

Feijoada da Tia Rose: das 12h às 16h

Infos e reservas: 1198069-1733

Homenagem a Carlinhos de Jesus e aos Bambas, 60+, do Samba de Vila Maria e região

Homenagem a Carlinhos de Jesus e aos Bambas, 60+, do Samba de Vila Maria e região

Homenagem a Carlinhos
e ao Samba de Vila Maria e região

O mandato do vereador Danilo do Posto de Saúde prestou uma sincera homenagem de reconhecimento a Carlinhos de Jesus, sambista histórico do bairro de Vila Maria e um Baluarte do Samba da cidade de São Paulo. E através dele, homenageou a todos os Bambas, 60+, do Samba de Vila Maria, com a entrega do troféu Carlinhos de Jesus.

      “O nosso mandato está comprometido com políticas públicas para a cultura popular. Sabemos que na Zona Norte o Samba é a maior referência de cultura musical, por isso estamos começando a tratar com muito carinho a nossa memória necessária e reconhecer todos que de alguma forma contribuíram e contribuem para manter viva a nossa identidade musical, que é o Samba”, explicou o vereador Danilo.

Portanto, a nossa política cultural visa sempre fortalecer as entidades culturais de nossos bairros. Sabemos da importância cultural que o povo negro da periferia tem, por isso todo nosso apoio a esses Grupos quem mantém vivo nas comunidades o Samba de raiz. São nesses espaços que se aprende a nossa história, os nossos ritmos, a tocar os instrumentos, a dançar o Samba no pé, a respeitar os mais velhos e cultuar nossos antepassados, sejam eles familiares ou nossos ídolos que desbravaram esse país com a cultura do Samba e criaram para nós uma identidade com nossa cultura musical.

A importância do samba na cultura brasileira é tamanha que, além de fazer parte da cultura e identidade do brasileiro, é reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Brasil. Símbolo da cultura negra, ritmo afro-brasileiro, perseguido no passado e glorificado no presente, o samba e seus mil e um desdobramentos como o partido alto e a bossa nova, continuarão a definir e moldar o povo e o caráter de uma nação

Falando especificamente da nossa região, o samba faz parte da identidade dos moradores da Zona Norte de São Paulo. Em um raio de 5km, é possível visitar as quadras da Império de Casa Verde, X9 paulistana, Acadêmicos do Tucuruvi, Mocidade Alegre, Rosas de Ouro, Unidos do Peruche e Unidos de Vila Maria.

Por abrigar diversas escolas de samba, a Zona Norte é considerada reduto do samba. De acordo com um levantamento realizado pela SPTuris, a região reúne cerca de 20 escolas de samba e 15 blocos especiais.

Além disso, também é na Zona Norte que está localizado o Sambódromo do Anhembi, local onde são realizados os desfiles do estado de São Paulo. Essa concentração de escolas e grandes sambistas na região tem uma explicação histórica. Segundo o professor Alberto Ikeda, pesquisador da cultura negra e especialista em carnaval, na década de 30, os negros passaram a migrar para a região da zona norte, por conta da especulação imobiliária. E nessas novas áreas começam a se concentrar na prática do samba.

Em um dos principais planos diretores da cidade, a população negra é trazida para o lado de cá do Rio Tietê, levando essas manifestações culturais para a Zona Norte. De acordo com carnavalescos e estudiosos, a Zona Norte é o grande palco do carnaval de São Paulo, que dá vazão para tudo aquilo que é produzido durante o ano inteiro.

“Hoje aqui na câmara municipal de São Paulo, uma das casas legislativas mais importantes do mundo, eu tenho a honra de homenagear, através do troféu Carlinhos de Jesus, alguns dos sambistas fundamentais para o surgimento, aprimoramento e manutenção do samba paulistano na zona norte, principalmente na Vila Maria e região, seja homenagem em vida, ou homenagem póstuma aqueles que já partiram assim como homenagear também o grande sambista Carlinhos de Jesus”, finalizou o vereador Danilo.

 

Viva o samba

Viva a zona norte de São Paulo

Viva Vila Maria e toda nossa região

Parabéns a todos vocês

SALVE O DIA NACIONAL DO SAMBA

SALVE O DIA NACIONAL DO SAMBA

SALVE O DIA NACIONAL DO SAMBA

No dia 02 de dezembro, é celebrado o Dia Nacional do Samba. Por ser considerado um dos patrimônios culturais do Brasil, essa é uma data muito importante para todos nós brasileiros. Portanto, é para lembrar a importância do Samba para formação da identidade nacional e como integração entre as comunidades negras do país.

Nesse ano o mandato do vereador Danilo comemorou o Dia Nacional do Samba, em parceria  com o Grupo Tendinha do Samba, na Vila Medeiros. O Tendinha, foi fundado há quatro anos, no dia 20 de Novembro de 2020, Dia da Consciência Negra, duas datas emblemáticas de nosso calendário. 

A nossa política cultural visa sempre fortalecer as entidades culturais de nossos bairros. Sabemos da importância cultural que o povo negro da periferia tem, por isso todo nosso apoio a esses Grupos quem mantém vivo nas comunidades o Samba de raiz. São nesses espaços  que se aprende a nossa história, a tocar todos os instrumentos, dançar o Samba no pé, interagir com outras culturas negras, respeitar os mais velhos e cultuar nossos antepassados sejam eles familiares ou nossos ídolos que desbravaram esse país e formaram uma identidade com nossa cultura musical.

A história do Dia Nacional do Samba

O samba é uma das manifestações artísticas mais populares do Brasil, uma mistura de cores, alegria e músicas cheias de reflexões e contexto social. Diante da diversidade, não faltam temas que inspiram os grandes compositores e o resultado a gente nota na quantidade expressiva de grandes compositores e sucessos ao longo da história. É uma cultura que está disseminada nos quatro cantos do país e alimenta uma poderosa indústria fonográfica e de eventos, todos os dias, criando empregos e gerando renda.

Em 1962, entre os dias 28 de novembro e 02 de dezembro, aconteceu, no Rio de Janeiro, o Primeiro Congresso Nacional do Samba.  Naquele momento da conjuntura brasileira se pensava na construção e afirmação da identidade cultural da nação, o Samba já era reconhecido no mundo como sendo a nossa música nacional..

Na presidência do evento, estava Edison Carneiro, folclorista brasileiro e responsável pela redação da Carta do Samba, que indicou o dia 02 de dezembro como Dia Nacional do Samba. 

O evento foi patrocinado pela Confederação Brasileira das Escolas de Samba (CBES), pela Associação Brasileira das Escolas de Samba (ABES), pela Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro, pelo Conselho Nacional de Cultura e pela Ordem dos Músicos do Brasil.

Agradecimentos

O mandato do vereador Danilo agradece a população de Vila Medeiros e Vila Ede que se fizeram presentes, a Prefeitura de São Paulo,  a diretoria do Tendinha do Samba e a todos os músicos, além  dos  trabalhadores que possibilitaram a montagem da infraestrutura de palco, som e iluminação para que o evento acontecesse.  

“Salve o Samba, aqui se vive o Samba!”

plugins premium WordPress