Mês: dezembro 2024

Dia da Consciência Negra: 20 de novembro

Dia da Consciência Negra: 20 de novembro

Dia da Consciência Negra:


20 de novembro

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro. Apesar de não ser feriado em todo o Brasil, é feriado em algumas cidades e nos seguintes estados: Rio de Janeiro, Mato Grosso, Alagoas, Amazonas, Amapá e Rio Grande do Sul.

A data recorda o dia em que Zumbi dos Palmares foi assassinado, 20 de novembro de 1695. Zumbi foi líder do Quilombo de Palmares, um refúgio dos escravos, e durante sua vida lutou contra a escravidão.

Como surgiu o Dia da Consciência Negra?

O Dia da Consciência Negra surgiu por iniciativa do Grupo Palmares. Esse grupo foi fundado em 1971 por universitários negros, em Porto Alegre. Entre os seus objetivos, um deles era refletir sobre a situação dos negros no Brasil.

No primeiro encontro do grupo, surgiu a ideia de criar um dia para celebrar a importância da cultura negra, e escolheram o dia em que Zumbi dos Palmares foi assassinado, porque se identificavam com a história de Zumbi.

Durante o governo Lula (2003-2010), a Lei nº 10.639 de 9 de janeiro de 2003, determinava a inclusão da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo escolar.

Nesse mesmo documento, ficou estabelecido que as escolas iriam comemorar a consciência negra: “Art. 79-B. O calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como ‘Dia Nacional da Consciência Negra’.”

No entanto, foi somente no governo de Dilma Rousseff, e através da Lei nº 12.519 de 10 de novembro de 2011, que o Dia da Consciência Negra foi oficializado. A comemoração foi instituída como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

I

magem: Valdir de Almeida e Thiago Ferraz para a prefeitura de Barra Mansa

A importância da data está no reconhecimento dos descendentes africanos na constituição e na construção da sociedade brasileira.

Os principais temas que podem ser abordados no Dia da Consciência Negra são o racismo, a discriminação, a igualdade social, a inclusão do negro na sociedade, a religião e cultura afro-brasileiras.

Frases sobre a Consciência Negra

Os negros no Brasil nascem proibidos de ser inteligentes.” (Paulo Freire)

O preconceito da raça é injusto e causa grande sofrimento às pessoas.” (Voltaire)

Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados por sua personalidade, não pela cor de sua pele.” (Martin Luther King Jr.)

Enquanto imperar a filosofia de que há uma raça Inferior e outra superior, o mundo estará permanentemente em guerra!” (Bob Marley)

Nossa pretensão é de uma sociedade não racial. Não é uma questão de raça; é uma questão de ideias.” (Nelson Mandela)

Não lutamos por integração ou por separação. Lutamos para sermos reconhecidos como seres humanos.” (Malcon X)

FONTE:

Dia da Consciência Negra: 20 de novembro – Toda MatériaMárcia Fernandes 

Professora de Língua Portuguesa e Literatura

Justiça Eleitoral diploma eleitas e eleitos no pleito municipal de São Paulo

Justiça Eleitoral diploma eleitas e eleitos no pleito municipal de São Paulo

Justiça Eleitoral diploma eleitas

e eleitos no pleito municipal de São Paulo

Cerimônia aconteceu no Memorial da América Latina, nesta quinta (19); foram diplomados o prefeito Ricardo Nunes e seu vice, além de vereadoras e vereadores

19/12/2024 17:59 – Atualizado em 20/12/2024 10:03

A Justiça Eleitoral de São Paulo realizou, nesta quinta (19), a cerimônia de diplomação das candidatas e dos candidatos eleitos para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador da capital. O ato solene marca o fim do processo eleitoral de 2024 e habilita eleitos e eleitas a assumir e exercer seus mandatos. A diplomação foi realizada no auditório Simón Bolívar, no Memorial da América Latina. No local, foram diplomados o prefeito Ricardo Nunes (MDB), além de 50 vereadoras e vereadores que vão integrar a Câmara Municipal a partir do próximo ano. 

Em discurso na cerimônia, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Silmar Fernandes, afirmou que a diplomação é ato formal que simboliza a concretização do desejo popular e da vontade do povo que se expressa por meio de um dos direitos mais fundamentais da cidadania, que é o direito de votar e ser votado. “Este momento é uma celebração da democracia. Vivemos em um país onde as diferenças são muitas, mas onde a confiança no processo eleitoral nos une, permitindo que todos possam participar, de maneira livre e transparente, da construção do futuro coletivo”.

O magistrado reforçou que a Justiça Eleitoral tem o compromisso de garantir que a democracia seja preservada e fortalecida, com eleições seguras, justas e legítimas, destacando ainda a responsabilidade dos cargos diplomados. “Cada um de vocês recebeu, por meio do voto, uma delegação de confiança. Essa confiança exige de todos uma postura ética, transparente e comprometida com o bem-estar da sociedade. Estará, em suas mãos, o poder de transformar vidas, de impulsionar o desenvolvimento de nossas cidades e de reforçar os valores que nos tornam uma nação democrática e plural”.

Fonte:

Justiça Eleitoral diploma eleitas e eleitos no pleito municipal de São Paulo — Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo

Vereador Danilo do Posto de Saúde é reeleito com 58.676 mil votos.

Vereador Danilo do Posto de Saúde é reeleito com 58.676 mil votos.

Vereador Danilo do Posto de Saúde

é reeleito com 58.676 mil votos.

O vereador Danilo do Posto de Saúde, Podemos, conquistou a reeleição neste domingo, 6 de outubro, obtendo 58.676 votos, mais do que o triplo dos 19.024 mil votos recebidos em 2020.

 

Foi uma votação expressiva. Reflexo de todas as entregas feitas pelo mandato. É a resposta da população através das urnas, aprovando de forma esmagadora seu mandato popular e sua representatividade política comprometida com a Vila Maria, Vila Guilherme, Vila Medeiros e região, além dos projetos de leis voltados para toda a cidade. Com essa vitória, ele vai para seu segundo mandato na Câmara Municipal, onde iniciou sua trajetória política em 2020.

O vereador Danilo, reeleito para um novo mandato de quatro anos, expressou seu especial agradecimento à população da Zona Norte. Em suas palavras, o vereador demonstrou gratidão pelo apoio recebido e reafirmou o compromisso de continuar trabalhando pelo bem estar e desenvolvimento econômico e social da população da cidade de São Paulo.

“Hoje o dia é de gratidão e agradecimento para as 58.676 mil pessoas que depositaram o voto de confiança em mim, ontem nas urnas, graças a Deus e a vocês, reeleito para continuar esse belo mandato por mais 4 anos. Quero aqui também agradecer as milhares de mensagens de parabenização que chegaram, vou responder a cada uma delas pessoalmente durante a semana, mas já agradeço desde já pelas felicitações.

Aproveito para dizer que ainda temos mais uma grande batalha pela frente. Dia 27 de outubro é o segundo turno da eleição para prefeito. E vamos todos juntos apoiar Ricardo Nunes, para prefeito, 15. Para continuar esse belo trabalho que está sendo realizado na cidade de São Paulo”, disse o vereador.

 

plugins premium WordPress