O mandato do vereador Danilo do Posto de Saúde, pelo segundo ano consecutivo, voltou a homenagear com o Troféu Carlinhos de Jesus os Bambas do Samba de Vila Maria e região. Dessa vez os contemplados foram os Bambas 50+.
“O nosso mandato está comprometido com políticas públicas para a cultura popular. Sabemos que na Zona Norte o Samba é a maior referência de cultura musical, por isso estamos começando a tratar com muito carinho a nossa memória necessária e reconhecer todos, que de alguma forma contribuíram e contribuem para manter viva a nossa identidade musical, que é o Samba”, explicou o vereador Danilo.
Portanto, a nossa política cultural visa sempre fortalecer as entidades culturais de nossos bairros. Sabemos da importância cultural que o povo negro da periferia tem, por isso todo nosso apoio a esses Grupos quem mantém vivo nas comunidades o Samba de raiz. São nesses espaços que se aprende a nossa história, os nossos ritmos, a tocar os instrumentos, a dançar o Samba no pé, a respeitar os mais velhos e cultuar nossos antepassados, sejam eles familiares ou nossos ídolos que desbravaram esse país com a cultura do Samba e criaram para nós uma identidade com nossa cultura musical.
LUIZINHO TAMBORIM
Recebeu uma homenagem muito especial do mandato do vereador Danilo do Posto de Saúde, uma Placa alusiva aos anos de compromisso, fidelidade e dedicação à memória do Samba Paulistano. Nossa gratidão por você manter vivo um acervo de LEMBRANÇAS NECESSÁRIAS, que marcaram a vida de várias gerações de Bambas do Samba na Vila Maria e na cidade de São Paulo.
A importância do samba na cultura brasileira é tamanha que, além de fazer parte da cultura e identidade do brasileiro, é reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Brasil. Símbolo da cultura negra, ritmo afro-brasileiro, perseguido no passado e glorificado no presente, o samba e seus mil e um desdobramentos como o partido alto e a bossa nova, continuarão a definir e moldar o povo e o caráter de uma nação.
Falando especificamente da nossa região, o samba faz parte da identidade dos moradores da Zona Norte de São Paulo. Em um raio de 5km, é possível visitar as quadras da Império de Casa Verde, X9 paulistana, Acadêmicos do Tucuruvi, Mocidade Alegre, Rosas de Ouro, Unidos do Peruche e Unidos de Vila Maria.
Por abrigar diversas escolas de samba, a Zona Norte é considerada reduto do samba. De acordo com um levantamento realizado pela SPTuris, a região reúne cerca de 20 escolas de samba e 15 blocos especiais.
Além disso, também é na Zona Norte que está localizado o Sambódromo do Anhembi, local onde são realizados os desfiles do estado de São Paulo. Essa concentração de escolas e grandes sambistas na região tem uma explicação histórica. Segundo o professor Alberto Ikeda, pesquisador da cultura negra e especialista em carnaval, na década de 30, os negros passaram a migrar para a região da zona norte, por conta da especulação imobiliária. E nessas novas áreas começam a se concentrar na prática do samba.
Em um dos principais planos diretores da cidade, a população negra é trazida para o lado de cá do Rio Tietê, levando essas manifestações culturais para a Zona Norte. De acordo com carnavalescos e estudiosos, a Zona Norte é o grande palco do carnaval de São Paulo, que dá vazão para tudo aquilo que é produzido durante o ano inteiro.
“Hoje aqui na câmara municipal de São Paulo, uma das casas legislativas mais importantes do mundo, eu tenho a honra de homenagear os Bambas do Samba 50+, através do troféu Carlinhos de Jesus, alguns dos sambistas fundamentais para o surgimento, aprimoramento e manutenção do samba paulistano na zona norte, principalmente na Vila Maria e região, seja homenagem em vida, ou homenagem póstuma para aqueles que já partiram, mas merecem todo nosso respeito”. finalizou o vereador Danilo.
Viva o samba
Viva a zona norte de São Paulo
Viva Vila Maria e toda nossa região
Parabéns a todos vocês