O grafite faz uma interessante intersecção entre os desenhos, as cores, os muros e as pessoas, traz junto de si uma série de lutas e manifestações artísticas típicas das paisagens urbanas, se tornando um poderoso instrumento político.
A Viela que fica entre as rua Maraã e rua São Leotélio são importantes vias de mobilidade urbana para pedestres entre a Vila Ede e Vila Medeiros, ela corta caminhos em um bairro cheio de ruas íngremes, com poucas praças, áreas verdes, mas com uma população que se mobiliza para melhorar a sua qualidade de vida.
Essa ação do Grafite na Viela faz parte dessa organização dos moradores, que contaram com o apoio cultural da SAVIME, Sociedade Amigos de Vila Ede e Vila Medeiros e do mandato do vereador Danilo do Posto de Saúde.
Alopen Fest 8ª Edição, foi organizado pelo artista do grafite, Danilo de Jesus em conjunto com Vagner Galo e Leandro Nunes do mandato do vereador Danilo do Posto de Saúde. Participaram do evento grafiteiros da capital e do interior e o DJ Tonis, que fez a trilha musical durante todo o evento. Agradecimento especial ao grafiteiro Rodrigo Pelé que fez uma homenagem ao finado músico, MC Kevin, nascido e criado na Vila Ede.
A comunidade agradece o empenho desses artistas urbanos pelo belo trabalho realizado que ajuda a melhorar com arte a dura paisagem urbana dos bairros de Vila Ede e Vila Medeiros.
Segue os nomes dos artistas que compareceram ao evento: Nem; Snak; Ronah; Hesso; Pelé; Chivitz; Guetus; Borgo; Menos1; Chorao; Galone; Origi; Gamão; Casp2; Tufão; Crânio; Pow; Vitor Bless; Bizonho; Magoo Ilegal;Twosan; Lipe; Rek; Bart; Mer; Estranho; Guilherme Asthma; Mr. Peu.











