JUDÔ RECOMEÇAR
O projeto de Esporte Social visa proporcionar valores como disciplina, autonomia, cooperação e promover através desta atividade esportiva-educacional, qualidades que auxiliem na formação humana de seus praticantes.
O mandato do vereador Danilo do Posto de Saúde, escolheu implantar o Projeto de Judô RECOMEÇAR na comunidade da Marconi, porque é um dos esportes mais praticados no Brasil e é usado como uma ferramenta de promoção educacional. O Judô hoje é considerado pelo Comitê Olímpico Internacional e pela Unesco como o esporte mais adequado para a criança como agente formador.
O Judô é uma arte marcial, criada por Jigoro Kano em 1882, definida como o “caminho da suavidade”, possui valores humanitários, morais, éticos e educacionais vindos das raízes culturais e filosóficas das tradições orientais.
Nesta proposta de Esporte Social que atende crianças, adolescentes e adultos de ambos os sexos, buscamos desenvolver a perspectiva da promoção da saúde, integração social e desenvolvimento humano, a formação do caráter, disciplina, equilíbrio do corpo e da mente, saber perder e ganhar, conter a ansiedade, aguçar o reflexo, coordenação motora, espírito de coletividade, amizade e prosperidade.
A prática esportiva é um dos caminhos para criar perspectivas e oportunidades de transformações para os jovens terem uma vida mais sadia. Chamamos essa política pública de Esporte Social. Entretanto, para que dê certo precisa estar integrada à família, educação, cultura e à saúde, criando uma rede de proteção para as crianças e a juventude, contra os perigos da rua, afastando os jovens dos desvios muito comuns na transição da juventude para a vida adulta.
O projeto RECOMEÇAR recebeu emenda parlamentar do vereador Danilo do Posto de Saúde. E conta com a experiência do renomado e premiado professor, faixa preta, 2º Dan, Marcio Belarmino e seus auxiliares os professores faixas pretas, Fábio Ito, Rafael Aoki, Pedro Peichim. O projeto teve início no mês de novembro com capacidade de receber 150 alunos, na faixa etária de 5 a 45 anos, que se revezam em vários horários durante a semana na Igreja Batista Cristo Salva, comandada pelo pastor Eliel.
Igreja Batista Cristo Salva
Rua General João Lobo Botelho, 62 – Jardim Andaraí