As mulheres da zona norte assumem as corridas de rua como uma bandeira de luta social
As Belas é um grupo de mulheres do Jardim Guançã, que tem como principal motivação o cuidado com a saúde, bem-estar mental, integração social e ajudar as Instituições de caridade Cutic, a Casa da Tia Marli e o Lar dos Idosos. Uma vez por mês o grupo Belas do Bem Correr se reúnem em uma atividade física que é um treino de corrida, essa atividade também visa fazer um rateio de suprimentos que são entregues às instituições parceiras.
O grupo existe há seis anos sob a direção de Tatinha Bernardo e Dora Vítor, todos os anos o aniversário do Belas é comemorado no mês de julho na Praça Luiza de Marilac.
No domingo, 17 de dezembro, as Belas organizaram, em parceria com o mandato do vereador Danilo do Posto de Saúde e o Parque do Trote, uma prova com trajeto de 5.600 metros na pista do Parque. Através da corrida, todas as mulheres são convidadas a fazer parte das atividades físicas e sobretudo dos cuidados com a saúde, e mostrar que qualquer uma pode fazer parte das atividades esportivas.
Às 7 horas da manhã de um domingo de muito sol e calor, foi montada uma estrutura de tendas e ambulância para primeiros socorros, além de um farto café da manhã solidário, com muita água, alegria e disposição para receberem as mulheres inscritas.
Um total de 120 mulheres receberam o kit de camiseta e numeração, As participantes acostumadas a vários eventos de corridas, iniciaram as atividades com um obrigatório aquecimento para enfrentar o percurso sem problemas físicos.
A corrida durou cerca de 1h20, mas, em menos de 50 minutos já tínhamos uma vencedora; a atleta Maria Abadia foi a vencedora do circuito. Entretanto, todas as participantes foram vencedoras nesse dia, pelo esforço, dedicação e perseverança.
As corridas de rua no Brasil se democratizaram e passaram a atrair muitos adeptos, com a média de idade cada vez mais alta de seus participantes. São muitos os motivos que levaram as pessoas a praticar corrida de rua. Para combater o sedentarismo, questões de saúde, estética, integração social, uma atividade esportiva que serve até como terapia.
A participação das mulheres nos esportes no Brasil se expandiu nas últimas décadas de forma geral e a corrida de rua acompanhou. As corredoras recreativas estão em franco crescimento entre as que correm apenas para manter a forma ou por diversão.
O mandato do vereador Danilo tem como bandeira de luta a saúde e o esporte, por isso mesmo presta todo o apoio para as iniciativas organizadas que levam as mulheres a continuarem a exercer suas atividades físicas e esportivas, para garantir uma melhor qualidade de vida para todas.